quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sobre o Inventor Fusion e SolidWorks Confusion

Por: Dan Bana

Recentemente iniciou-se um debate quanto ao futuro do desenvolvimento dos softwares CAD. Isso surgiu derivado do desenvolvimento da tecnologia de modelamento livre de features. Os precursores dessa tecnologia de edição direta do modelo 3D foram alguns softwares como IronCAD, CoCreate, KeyCreator entre outros. Porém, segundo a maioria do pessoal do mundo CAD, foi no lançamento do SpaceClaim que esse segmento voltou sua atenção para essa tecnologia.



Com o despertar da atenção para a modelagem direta (livre de features), as maiores detentoras do mercado como Autodesk, Siemens, Dassault, PTC, entre outros trabalham ou trabalharam para lançar sua versão de software com essa tecnologia. Quem saltou na frente, foi a Siemens com o lançamento do Solid Edge Synchronous Technology. A Autodesk logo respondeu com o anuncio do Inventor Fusion e a SolidWorks deparou-se com um problema. Sendo o kernel (base de cálculo do software) que o SolidWorks utiliza de propriedade da Siemens (conhecido como parasolid), e a Siemens, sem nenhuma intenção de fornecer o novo desenvolvimento para seu concorrente, deixou a hipótese da SolidWorks recorrer ao Kernel do Dassault Catia (V6). Nesse caso, entra dentro desse contexto um novo porém, que é o fato de não haver um mínimo interesse da Dassault, em ver o SolidWorks atacar o nicho de mercado do Catia. O que provavelmente justifica o fato de até hoje não terem utilizado da tecnologia de modelagem direta do software High End.

No que me parece, há uma certa concorrência dentro da Dassault entre Catia e SolidWorks, o que também justificaria o fato da SolidWorks pagar royalties para a sua concorrente Siemens, ao invés de pagar para si. Ou deve haver algo nos bastidores que é um tanto incompreensivo para mim. De qualquer maneira, acredito que uma coisa é certa e até o próprio pessoal da principal revenda da SolidWorks na America Latina concorda. O SolidWorks já deixou de ser o que representou nos anos 90 e está fadado a ficar cada vez mais preso ao passado. Agora que fazem muito barulho, isso não tenham a menor dúvida.



2 comentários:

  1. Isso era brincadeora, né??

    Não vejo isso aqui como algo que alguem escreve de forma séria.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade Kastner, isso não era brincadeira e cada vez mais parece confirmar-se. O que rola nos bastidores hoje em dia é que o Solidworks em DVD será descontinuado pela dependencia do kernel parasolid e a Dassault irá trabalhar na versão em nuvem do Solidworks V6. De duas ou uma: Ou você não quer ver, como todo fanboy do SW, ou está muito mau informado. Como isso soa para você? Brincadeira?

    ResponderExcluir